sexta-feira, 19 de agosto de 2011

História de nossa Paróquia

Paróquia São Francisco de Assis - Novo Repartimento/Pa
HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
1- PREFÁCIO

Temos a satisfação de apresentar um breve relato com resgates de histórias, testemunhos e lutas vividas por um povo que não se cansa de acreditar no Deus de Jesus Cristo.Esperamos que com este breve histórico da Paróquia de São Francisco de Assis, a Prelazia de Cametá do Tocantins tenha uma pequena porção do povo de Deus que vive e luta nesta Região Transamazônica onde os desafios e trabalhos são sempre grandes e árduos.Almejamos contribuir de alguma forma com o testemunho de luta, perseverança e esperança na caminhada desta Prelazia que este ano completa 50 (cinqüenta) anos de fé, conquistas e sonhos.
2- UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA2.1. RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO REPARTIMENTENSE E COMUNIDADE DE 1970 A 1998.
A vila do Velho Repartimento era localizada no Km 156 da Rodovia Transamazônica. Era uma pequena vila, pertencente ao município de Tucuruí, iniciada em torno do ano de 1970 com uma população de aproximadamente 400 (quatrocentos) famílias migrantes, principalmente do Nordeste e diversas outras regiões do País. Uma população “feliz”, religiosa, solidária, acolhedora e com bastante fartura.Repartimento foi uma das áreas destinadas ao reservatório da barragem de Tucuruí.
No ano de 1978 a 1979, a Eletronorte conseguiu a desapropriação de toda a área e inicia-se um levantamento da localidade sem que as pessoas tomassem qualquer conhecimento do que estava acontecendo. O povo despreparado, sem conhecimento dos planos do Governo, sem conhecer seus próprios direitos, passa a ser pressionado pela Eletronorte. Esta ameaça e obriga os colonos a receber baixas indenizações, proibindo-os de realizar qualquer benfeitoria nas casas e plantações.
O desespero dos colonos crescia à medida que tomavam consciência que teriam que sair da área inundável, que não podiam plantar e não havia plano de construção da nova vila para os moradores. Eles deviam receber lotes de 5,10 e até 3 alqueires em troca de seus lotes de até 21 alqueires, e em parte, bem cultivada com criação de animais e outras benfeitorias.Em 1981 a Prelazia de Cametá e Paróquia de São José de Tucuruí, através de seus sacerdotes, irmãs Filhas da Caridade e agentes de pastoral da área, levam o clamor desse povo ao Encontro Nacional sobre barragens promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizado no Nordeste em Juazeiro da Bahia.
Em setembro de 1982, se inicia a caminhada em busca dos direitos expropriados. Foi formada a Comissão dos expropriados da barragem, que contou com o apoio integral da CNBB, CRB, OAB, CPT, CONTAG, O CIMI e representantes das Paróquias da Prelazia de Cametá, onde trabalhavam os padres Lazaristas e as Filhas da Caridade, muitas famílias e o comércio de Tucuruí.
Em janeiro de 1993 realizou-se o ato público de repúdio ao procedimento da Eletronorte e de reivindicações, precedidos por muitos outros movimentos reivindicatórios como: acampamento de resistência, caminhadas, assembléias, reuniões, negociações em Belém e na capital Federal- Brasília. Organização e união dos colonos, criação de sindicatos de oposição, os partidos de oposição também tomaram atitude de colaboração e participação na luta do povo, as entidades já mencionadas continuaram colaborando. A construção da nova vila denominada Novo Repartimento, para recolocação das famílias, entrega de novos lotes de 21 e de 10 alqueires, indenização em dinheiro pelo tempo que foram proibidos de cultivar e criar (mas nem todos receberam).
2.2. AÇÃO DA IGREJA CATÓLICA EM FAVOR DO POVO
 Neste período foi marcante a ação da Igreja através da Prelazia de Cametá e da Paróquia local, que abriu suas portas para as reuniões, assembléias, acampamentos, contratações de advogados etc. Além disso, os padres e as irmãs Filhas da Caridade ficaram permanentemente a serviço do povo: celebrações, assistência aos doentes, campanha de alimentação, medicamentos, água potável, encaminhamentos para os hospitais, assessoramento nas reivindicações, estudos baseados na bíblia-êxodo, apoio humano e moral às pessoas em crise, visitas a domicílio (praticamente todas as famílias foram visitadas).De 1990 a 1995, houve surto de insetos causados pelas águas da barragem, onde centenas de famílias abandonaram suas terras, outras acamparam na Vila permanente reivindicando local mais adequado. Após mais de ano de luta, a maioria desse pessoal foi remanejada para o Projeto de assentamento Rio Gelado e outras localidades. Atualmente há muitas famílias que não receberam nenhum benefício e ainda sofrem as conseqüências.
3-A ELEVAÇÃO DE CATEGORIA DA ÁREA PASTORAL A PARÓQUIA-
1998
Aos vinte dias do mês de dezembro do ano de 1998 na sede do município de Novo Repartimento, reuniram-se na Igreja de São Francisco de Assis para a administração do sacramento da Crisma e elevação à categoria de Paróquia a Área Pastoral de Novo Repartimento e nomeação e posse do pároco da nova paróquia os senhores: Dom José Elias Chaves, Pe Pedro Gotardo Donatti, Pe João Bonifácio dos Santos, muitos paroquianos, os crismandos, as irmãs filhas da Caridade residentes na cidade, representantes do Conselho Pastoral da área e representantes das Comunidades Cristãs do interior.O Bispo colocava que sentia uma alegria muito grande pois cumpria uma promessa feita ao povo e ao Conselho Pastoral a algum tempo atrás quando esteve na cidade para a apresentação do Pe. Bonifácio.Neste dia o povo, o conselho e as irmãs concretizaram um sonho de muitos anos. A área foi elevada à categoria de Paróquia, sendo nomeado pároco o Pe. João Bonifácio dos Santos que já a vinte e um meses estava trabalhando na área.
4- DA ESTRUTURA DA PARÓQUIA

A Paróquia São Francisco de Assis possui uma estrutura simples que visa à organização e funcionabilidade da Paróquia e que tem por objetivo o serviço. A estrutura é formada por Conselho Administrativo, Conselho Pastoral Paroquial, Conselho Pastoral de Área, Secretaria Paroquial.No âmbito pastoral, a Paróquia está subdividida em áreas pastorais que possuem seus próprios conselhos, têm seus representantes no Conselho Pastoral Paroquial e são no total 07 áreas pastorais sendo elas:• Área Pastoral da Sede• Área Pastoral Maracajá• Área Pastoral Tuerê• Área Pastoral Pacajazinho• Área Pastoral Rio Gelado• Área Pastoral Parakanã• Área Pastoral Belo Monte-
PADRES QUE TRABALHAM NA PARÓQUIA
Atualmente temos apenas um padre trabalhando na Paróquia São Francisco de Assis,caso semelhante ao início desta Paróquia quando também na sua fundação apenas o Pe. João Bonifácio dos Santos ficou trabalhando, sendo visitado e ajudado vez ou outra pelos sacerdotes da Paróquia São José de Tucuruí.Hoje, apenas o Pe. Manoel Barbosa Araújo, da Congregação da Missão dos Padres Lazaristas, reside e trabalha na Paróquia, sendo que aos poucos dias atrás o mesmo era ajudado pelo Pe. José Jerônimo de Medeiros, também da Congregação da Missão, sendo que este foi recém transferido para a Capital do Estado.
6- IRMÃS QUE TRABALHAM NA PARÓQUIA
No atual momento da elaboração deste histórico, temos a presença de irmãs missionárias na Paróquia, onde as mesmas possuem uma casa na sede do município e muito tem contribuído nos trabalhos pastorais paroquiais e são elas: a Ir. Vitória Lima de Souza, Ir. Aduzinda e Ir. Zelinda Borges da Silva, sendo que muitas outras já passam por esta Paróquia e também muito colaboraram na estruturação físico, financeiro e pastoral.
CONCLUSÃO
Na esperança de ter apresentado um relato verdadeiro e sucinto da história desta Paróquia que em dezembro próximo completará 04 (quatro) anos da sua fundação concluímos desejando à Prelazia de Cametá que tenhamos a felicidade de comemorar muitos outros 50 anos de fé, conquistas e sonhos.O padre, as irmãs, equipes de coordenações e todos os paroquianos se alegram com toda a Prelazia por saber que fazemos parte e também contribuímos dessa história de 50 anos.
Postado por Prelazia de Cametá às 12:32 |

Nenhum comentário:

Postar um comentário